mindfulness

MindFulness: o que é e como aplicar a sua rotina.

Ao longo da vida, nos pegamos relembrando momentos tão simples e especiais que passamos, e acabamos proferindo aquele velho clichê de “eu era feliz e não sabia”.
Por outro lado, as vezes passamos muito tempo remoendo problemas e traumas do passado, que nos impedem de aproveitar o presente.
Outras vezes nos encontramos num estado de estresse, muitas vezes provindo da energia que gastamos tentando conquistar algo ou ser alguém que nos faça feliz. No futuro.
Já em alguns casos, sofremos por antecedência, pensando em soluções para situações que às vezes nem aconteceram ainda.

 

O que é Mindfulness?

Originada no oriente asiático,o Mindfulness, ou atenção plena em tradução livre, tem como objetivo principal fazer com que as pessoas tenham foco e vivam intensamente o momento presente de suas vidas.
Através da meditação e exercícios de respiração, é possível controlar emoções e pensamentos.
Assim, evita que ajamos impulsivamente em relação às questões do dia-a-dia.
Mas não é porque o Mindfulness é um tipo de meditação, que está diretamente relacionado à fé ou a religiões.
Qualquer pessoa que sofra com crises de ansiedade, stress e todas as suas variações, podem praticar o exercício.

Dicas para começar a praticar

MindfulnessPara começar, reserve quarenta minutos do seu dia para realizar a meditação.
Na teoria, o Mindfulness é bem simples, porém na prática a história é um pouco diferente.
Isso porque cada exercício requer bastante concentração e atenção em relação às reações do corpo e da mente.
Quando ouvimos uma música de um gênero que não gostamos, por exemplo, o primeiro instinto é o de reclamar.
Desenvolver a atenção plena é, ao ouvir a música, apenas memorizar o som e sentir as sensações provocadas por ele.
Não existem julgamentos, muito menos pensar em estratégias para fazer com que o som não chegue aos seus ouvidos.
Mas para que isso ocorra de maneira natural, antes precisamos exercitar a mente.

Escolha um lugar para sentar-se confortavelmente, e com a postura ereta para auxiliar no fluxo da respiração.
Perceba o inflar do peito ao inspirar todo o ar para os seus pulmões, posteriormente expire-o pela boca vagarosamente.
Esteja sempre atento ao movimento do seu corpo enquanto respira e inspira.
Uma tática para ter controle desse exercício, é contar até dez, sendo 1 o respirar, 2 expirar, e assim sucessivamente.
Se acontecer de você se desconcentrar no meio do caminho, inicie novamente a contagem.
Repita esse processo até que se sinta com a mente e o corpo relaxados.

 

Respiração, concentração e foco

Posteriormente foque toda a sua atenção que antes estava na respiração, para os seus pensamentos e analise-os com atenção.
Não deixe de analisar também as ideias, planos e imagens que passarem pela sua cabeça durante essa meditação.
Ao pensar, pergunte-se qual é a essência desses devaneios, o que eles te fazem sentir, se amor, raiva, vergonha ou outros.
Se você perceber a concentração se perdendo, volte ao exercício de respirar, se acalme e depois recomece esse.
O indicado é que essa etapa dure em torno de três minutos, pois as ideias podem começar a tomar proporções maiores que te façam perder o foco.

Agora a sua atenção deve ser direcionada aos barulhos ao seu redor.
Tente ouvir os barulhos mais minuciosos, como por exemplo o do tecido da roupa encostando na pele.
É importante destacar que a sua mente não deve procurar pelos sons, mas sim deixá-los chegar aos seus ouvidos.
Além desses exercícios, existem muitos outros que são compreendidos após um tempo de estudo e dedicação a prática.
Porém desde o primeiro momento que entramos em contato com o Mindfulness, identificamos que ele está totalmente ligado à projeção dos nossos sentidos.
Sendo assim, é possível mudar a forma como lidamos com o mundo e com nós mesmos, resultando em uma vida com muito mais qualidade.

Veja também – Meditação: dicas preciosas para adquirir esse hábito

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